Não é todo dia que temos a oportunidade de visitar uma fábrica de 1741!
Visitar a Fábrica Sant’Anna é fazer uma viagem no tempo e descobrir mais sobre o fantástico mundo dos azulejos portugueses, uma arte que é símbolo de Portugal e é apreciada no mundo todo.
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
Durante a visita, você poderá ver como é a produção de azulejos seguindo métodos tradicionais do século 18! É um passeio imperdível! A visita é gratuita, mas é preciso agendar.
Em 1741…
A Fábrica Sant’Anna nasceu como uma pequena olaria em Lisboa, perto de uma região com barro de grande qualidade.
Inicialmente, a fábrica era conhecida como Olaria das Terras de Santa’Anna e produzia principalmente louça utilitária de barro vermelho não vidrado.
+ O que fazer em Sintra e como chegar
+ Roteiro de 5 dias em Portugal
Com o terremoto de 1755, a necessidade de reconstruir Lisboa tornou urgente a produção de grandes quantidades de azulejos, para revestir os novos edifícios que eram erguidos.
Assim, a Fábrica Sant’Anna teve um papel muito importante na reconstrução de Lisboa. Seus azulejos ainda estão presentes em muitos edifícios da Baixa de Lisboa, assim como em palácios e igrejas.
Além dos tradicionais azulejos portugueses, a Fábrica Sant’Anna também passou a produzir faiança de pasta clara e esmaltada.
Procurando hospedagem em Lisboa? Então confira o Booking! Você não paga nada a mais na reserva, altera e cancela quando quiser, tudo isso com os melhores preços!
Visitar a Fábrica de Sant’Anna
Um dos grandes diferenciais da Fábrica Sant’Anna é manter viva uma tradição, continuando a produzir peças através de métodos artesanais do século 18.
Durante a visita você poderá ver de perto estes métodos artesanais, que ainda são usados nas encomendas da Fábrica, que exporta para o mundo todo!
Você terá a oportunidade de ver os antigos fornos de barro usados na produção (que tiveram que ser substituídos por fornos elétricos, por segurança) e como os azulejos nascem a partir do barro.
Também poderá ver diversos painéis de azulejos finalizados, prontos para serem encaminhados para os clientes da Fábrica.
A Fábrica Sant’Anna produz azulejos tradicionais, desde os padrões do século 16 até painéis de artistas contemporâneos.
+ Dicas de economia em Lisboa
+ Conheça o Castelo de São Jorge
Outro grande destaque da visita é ver como é feita a pintura dos azulejos, de forma manual. Você poderá ver de perto o trabalho dos pintores artistas que trabalham há décadas nesta fábrica tradicional.
No final da visita, você poderá ver diversas peças na loja da Fábrica. Caso queira adquirir uma peça tradicional para levar de recordação, esta é uma ótima oportunidade!
☛ Leia também:
Como chegar
A Fábrica Sant’Anna não fica muito longe de Belém e vários ônibus passam perto da Fábrica. Confira aqui o mapa.
Informações:
Horário: Diariamente das 9h30 às 18h30 (fechado nos sábados e domingos)
Endereço: Calçada Boa Hora, nº 96, 1300-488, Lisboa
Preço da visita: Gratuito mas é necessário agendar.
Página oficial: Fábrica Sant’Anna
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!