O Cais do Sodré já foi o ponto de encontro dos marinheiros que chegavam em Lisboa e também já foi um dos principais locais de prostituição e drogas da cidade.
Contudo, o Cais do Sodré virou esta página e a antiga fama já faz parte do passado.
Hoje o Cais do Sodré é um dos bairros mais procurados na noite lisboeta e abriga muitas boates da moda.
+ Economize com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa
O nome Cais do Sodré surgiu por causa de uma família nobre que viveu nesta região, cujo sobrenome era Sodré, e que durante a época dos Descobrimentos esteve associada ao comércio marítimo.
Além disso, esta movimentada região faz parte do roteiro de muita gente, que passa pelo Cais do Sodré para conhecer o Mercado da Ribeira ou em direção à Belém.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
O Cais do Sodré também é um local repleto de restaurantes de referência. Conheça mais sobre este bairro de Lisboa que está em constante transformação.
O que você encontra neste roteiro
Neste roteiro pelo Cais do Sodré você verá as principais atrações desta região de Lisboa. Os principais locais que você irá conhecer no Cais do Sodré são:
Ribeira das Naus | Igreja do Corpo Santo | Praça Duque da Terceira | Estação Cais do Sodré | Mercado da Ribeira | Praça D. Luís | Elevador da Bica | Rua Cor-de-Rosa
Veja também: Onde comer no Cais do Sodré | Bares e noite no Cais do Sodré | Onde ficar no Cais do Sodré
O que visitar no Cais do Sodré
Cais do Sodré: Ribeira das Naus
Entre a Praça do Comércio e o Cais do Sodré está a Ribeira das Naus, local onde eram construídas as embarcações usadas nas Descobertas.
+ Um roteiro completo pelo Parque das Nações
+ Conheça a famosa Torre de Belém
O cais hoje em dia funciona como um terminal de barcos, que liga Lisboa ao outro lado do rio Tejo.
Cais do Sodré: Igreja do Corpo Santo
Esta Igreja foi fundada no século 17, pelos dominicanos irlandeses, que criarem neste local uma igreja e um colégio, para formar jovens irlandeses que queriam se tornar sacerdotes.
A Igreja original foi destruída pelo terremoto de 1755, tendo sido reconstruída anos depois.
Cais do Sodré: Praça Duque da Terceira
Um dos destaques do Cais do Sodré é a Praça Duque da Terceira, que homenageia o duque representado na estátua de bronze, que teve um papel importante nas guerras liberais.
+ Confira um roteiro completo na Baixa de Lisboa
Cais do Sodré: Estação Cais do Sodré
Já a movimentada estação de metrô Cais do Sodré foi inaugurada em 1980 e às vezes passa um pouco sem atenção. Seu edifício foi premiado com o prestigiado Prêmio Valmor de Arquitetura.
+ Conheça o Chiado, o bairro mais boêmio de Lisboa
+ Como subir no Elevador de Santa Justa de Graça?
Os azulejos do seu interior, decorados com um coelho gigante, nos recordam o mundo de Alice no País das Maravilhas.
Da movimentada Estação do Cais do Sodré também saem trens em direção à litorânea Cascais, ônibus que vão parar diversas partes da cidade e barcos para a outra margem do rio. Confira o nosso roteiro em Cascais!
+ Onde ver um pôr do sol incrível em Lisboa?
+ Descubra a Rua Augusta – a rua mais famosa de Lisboa
⭐ SUPER DICA: Quer visitar Belém? A estação Cais do Sodré é o ponto de partida de ônibus, elétricos é até trens que vão para lá! Saiba mais aqui.
O jardim ao lado da estação tem uma estátua chamada Ao Leme, que recorda a história deste local, ligada aos homens do mar.
Cais do Sodré: Mercado da Ribeira
Perto da Estação, no lado oposto da rua, você verá a cúpula do Mercado da Ribeira, inaugurado em 1892.
O Mercado da Ribeira é um local que está na moda em Lisboa e que você não pode deixar de conhecer. Saiba mais sobre este popular Mercado!
+ Confira nossas dicas de onde ficar em Lisboa – melhores bairros
Além de abrigar o tradicional mercado de peixe e o hortaliças, o Mercado da Ribeira reúne um espaço moderno com banquinhas de restaurantes – incluindo de chefes famosos, com um precinho camarada.
Este novo espaço foi uma aposta da Revista Time Out, que deu certo. O modelo vai ser replicado em outras cidades do mundo, como Boston, Montreal, NY e outras.
Cais do Sodré: Praça D. Luís
Ao lado do Mercado da Ribeira fica a Praça D. Luís, em homenagem ao Rei D. Luís I, conhecido como O Popular.
No centro da Praça existe uma estátua em homenagem ao Marquês Sá da Bandeira.
+ Conheça 5 bairros imperdíveis de Lisboa
+ Veja o que visitar no encantador Bairro de Belém – GUIA COMPLETO
Cais do Sodré: Elevador da Bica
Na Rua de São Paulo você vai encontrar uma dos acessos para o Elevador da Bica, que é um dos funiculares históricos de Lisboa.
O Elevador da Bica liga a região do Cais do Sodré ao Chiado e Bairro Alto e tem o percurso mais bonito entre os funiculares de Lisboa.
+ Um roteiro pelo pitoresco bairro de Alfama, em Lisboa
O trajeto, que passa por casas típicas da região, tem um toque especial: uma bela vista do rio Tejo.
O elevador da Bica funciona desde 1902 e é um dos passeios mais emblemáticos de Lisboa. Conheça os elevadores de Lisboa!
Cais do Sodré: Rua Cor-de-Rosa
Atrás do Mercado da Ribeira fica a Rua Nova do Carvalho, que antigamente foi uma das principais zona de prostituição e drogas de Lisboa.
Os nomes dos bares, capitais do norte da Europa, antigamente serviam para atrair os marinheiros que desembarcavam na cidade.
Esta Rua hoje em dia é muito popular durante a noite lisboeta e é conhecida como a Rua Cor-de-Rosa. Lá você encontrará muitos bares bacanas para curtir a noite de Lisboa.
A Rua Cor-de-Rosa está entre as 12 ruas prediletas do New York Times na Europa! Você vai perder essa?
☛ Leia também:
- Dicas de Lisboa para economizar na viagem
- Descubra onde comer bem e barato em Lisboa
- Um guia completo para conhecer o Castelo de São Jorge
Onde comer no Cais do Sodré
O Cais do Sodré é um verdadeiro paraíso gastronômico!
O Mercado da Ribeira – Time Out Market é um dos locais imperdíveis para comer no Cais do Sodré, quer seja para petiscar, jantar ou tomar uma bebida.
Já a Sala de Corte é um local de referência em Lisboa para os amantes da carne.
Embarque nos petiscos da cozinha mexicana no Pistola y Corazón Taqueria. Comida peruana é no Segundo Muelle. Para petiscar na cozinha portuguesa, vá ao A Maria não Deixa ou ao Taberna Tosca.
Para comer tradicionais pratos portugueses, experimente o Flôr do Cais do Sodré.
Comida oriental? Também tem! A sugestão é o SOI. E para quer se aventurar nos sabores do mar, a dica é a marisqueira Pesqueiro 25 ou o Cais ao Mar.
Se procura comida italiana nesta região, conheça o Otto, a pizzaria Zero Zero ou o Irreverente.
Para lanchar e tomar um café, experimente o Tease, o Café Tati ou A Padaria Portuguesa (esta última tem menus bem conta, a partir de 2,50 €).
Noite e bares no Cais do Sodré
A Pensão Amor é um dos bares mais famosos desta região. Antigamente um bordéu, hoje funciona como um bar intimista.
O Sol e Pesca já foi um local de venda de produtos para pesca e hoje funciona como um bar e petiscaria. Já no Hennessy´s você encontra o verdadeiro pub irlandês.
+ Conheça os museus de Lisboa com entrada grátis
+ Descubra o Pavilhão Chinês – um bar incrível
O Crafty Corner é uma boa pedida para conhecer cervejas artesanais portuguesas. Para coktails em um espaço agradável, passe pelo O Bom, O Mau e o Vilão, pelo A Tabacaria ou o 4 Caravelas Cocktail Bar.
Sua praia é o vinho? Então não perca o Bacchanal. Já para quem procura uma boate/discoteca, a dica é a tradicional Musicbox.
Onde ficar no Cais do Sodré
O Cais do Sodré pode ser uma boa opção de hospedagem em Lisboa. Lá você encontra preços mais acessíveis do que na Baixa ou no Chiado, mas pertinho do centro histórico.
Para quem procura uma opção de hospedagem mais em conta nesta região, nossa sugestão é o Lisbon Calling Hostel.
+ Confira mais dicas de onde ficar em Lisboa
Se você procura um hotel 5 estrelas com o adicional de ser um local histórico, conheça o Corpo Santo Lisbon Historical Hotel. Outra opção de hospedagem de luxo nesta região é o Lx Boutique Hotel (4 estrelas).
Para quem procura uma hospedagem média, com conforto e boa localização, nossa sugestão é Castilho House Cais.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!