O Museu dos Coches é um passeio imperdível para quem visita o bairro de Belém, em Lisboa!
O Museu Nacional dos Coches, como é oficialmente conhecido, tem uma das coleções mais fascinantes do mundo de coches (carruagens) de gala e de passeio!
No Museu dos Coches você verá a evolução dos meios de transporte de tração animal que eram usados pelas cortes europeias até surgir o automóvel.
O Museu dos Coches é um dos nossos museus prediletos em Lisboa. Nele você fará um mergulho na história!
História do Museu dos Coches
Inicialmente, o Museu dos Coches estava instalado numa ala do Palácio de Belém. Nesta ala existia uma escola de equitação, construída pelo arquiteto italiano Giacomo Azzolini em 1726. Da galeria da escola, a família real assistia às apresentações dos cavalos da corte.
Em 1905, a Rainha Dona Amélia (mulher do Rei Carlos I), transformou a escola de equitação em “Museu dos Coches Reaes”. Uma das peças que você verá no Museu dos Coches é um manto de veludo cor-de-rosa, com bordados e aplicações de fio de prata, que foi doado pela Rainha Dona Amélia ao museu.
Com a implantação da República em 1910, a coleção do Museu dos Coches cresceu. Nesta época, o museu recebeu diversas viaturas da extinta Casa Real, além de viaturas dos bens da igreja. Em 1911, o museu passa a se chamar Museu Nacional dos Coches.
110 anos depois, o Museu dos Coches ganhou novas instalações e passou a ser composto por dois edifícios: o antigo Picadeiro e um edifício novo, que fica quase em frente ao antigo.
Os edifícios do Museu dos Coches
Em memória do primeiro Museu dos Coches, o edifício antigo ainda pode ser visitado. Permanecem lá algumas viaturas, a galeria de pintura da família real, além de uma exposição interessante sobre os bombeiros, que nos mostra como os incêndios eram apagados antigamente.
Entretanto, a maior parte do acervo do Museu dos Coches está no edifício novo, que é bem mais espaço. O edifício novo do Museu dos Coches foi inaugurado em 2015 e teve a assinatura do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.
Na nossa opinião, embora o edifício novo do Museu dos Coches não tenha o charme e a beleza do antigo Picadeiro, ele é mais adequado para a exposição das viaturas. O espaço novo é mais moderno e amplo, permitindo que o visitante contorne as viaturas e aprecie todos os seus detalhes.
O edifício novo do Museu dos Coches também tem acessibilidade plena. Além disso, conta com telas de informação onde é possível ver as características e a história dos diversos coches.
O que saber antes de visitar o Museu dos Coches?
O Museu dos Coches reúne uma coleção única no mundo de carruagens de gala e de passeio. As carruagens que você verá por lá são fascinantes e foram feitas em diferentes países, como Portugal, Itália, França, Espanha e Áustria. Elas cobrem três séculos (16 a 19), com diferentes estilos.
O Museu dos Coches também reúne peças associadas ao funcionamento das viaturas e aos cortejos de gala, como uniformes e acessórios de cavalaria.
Além de carruagens, você também verá outros veículos usados pela nobreza antes de existirem automóveis, como charretes, carros de passeio, carrinhos de bebê, liteiras, entre outros.
⭐ DICA DE OURO: O Museu dos Coches tem uma aplicação que pode ser baixada gratuitamente. Com ela você pode acompanhar cada detalhe da visita.
☛ Leia também:
- Castelo de São Jorge: dicas para visitar
- O que fazer em Lisboa: os encantos do bairro de Belém
- Roteiro de 2 dias em Lisboa
Destaques da coleção do Museu dos Coches
A visita começa com uma carruagem que parece simples, mas não se engane! Se trata de um exemplar raro e o mais antigo da coleção. Pertenceu ao rei Felipe II da Espanha, que o terá usado em uma visita a Portugal, em 1619.
Outro destaque é o magnífico Coche do Papa Clemente XI. Este coche foi um presente do Papa ao Rei D. João V, em 1715, para transportar as “Faixas Bentas”, destinadas ao batismo do primogênito, D. José.
As três enormes carruagens feitas em Roma (1716) para o embaixador português no Vaticano estão entre as mais incríveis da coleção. Estas enormes carruagens, extremamente luxuosas e ricamente decoradas, integraram o cortejo da Embaixada ao Papa Clemente XI e foram enviadas pelo rei D. João V. Elas são conhecidas como: o Coche dos Oceanos, o Coche do Embaixador e o Coche da Coroação de Lisboa.
O Landau do Regicídio é outro destaque e está ligado a um episódio trágico da história de Portugal. Foi nele que aconteceu o atentado que matou o Rei Carlos I, em 1908. Se você observar com atenção, verá marcas de tiros na viatura.
Entre as outras incríveis viaturas do Museu dos Coches, a “mala posta” chamou a nossa atenção! Além de ser usada para o transporte do correio, também foi o primeiro transporte coletivo entre vilas e cidades. Alguns passageiros viajavam com conforto no interior, enquanto os com menos dinheiro viajavam na parte de cima, ao ar livre.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui! Você não paga nada a mais por isso e está nos ajudando a manter o Descubra Lisboa.
Outras dicas para visitar o Museu dos Coches
- Combinar o Museu dos Coches com a Torre de Belém + Mosteiro dos Jerônimos cabe perfeitamente num roteiro de 1 dia em Belém.
- Se o Museu dos Coches é um encanto para os grandinhos, também é um passeio perfeito para fazer com a criançada!
- Visitar o Museu dos Coches também é uma ótima alternativa para um dia de chuva em Lisboa.
- Depois do passeio, que tal provar um gelado da Santini? A Santini é a sorveteria (gelataria, como se diz por aqui) mais conhecida de Portugal. Ela foi fundada em 1949 e é uma verdadeira tradição. Você encontra uma Santini no Museu dos Coches!
Informações:
Como chegar: Elétrico: 15 E | Ônibus: 28, 714, 727, 729, 751 | Trem: Estação de Belém (trens saindo do Cais do Sodré).
Horário: De terça a domingo, das 10 h às 18 h (fechado na segunda-feira).
Preço: 8 € (Museu Nacional dos Coches + Picadeiro: 10 € | Gratuito com o Lisboa Card | Gratuito para residentes em território nacional aos domingos e feriados até às 14 h).
Perto daqui: Pastéis de Belém, Palácio de Belém, Palácio Nacional da Ajuda, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, Mosteiro dos Jerônimos, Jardim Botânico Tropical, CCB – Museu da Coleção Berardo, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!