Reza a lenda que foi na colina da Graça que, em 1147, o primeiro Rei de Portugal instalou as suas tropas, conseguindo conquistar a cidade que ficava na região do Castelo após um longo cerco.
Portanto, como você pode imaginar, da colina onde fica o bairro da Graça, temos uma ótima vista do Castelo de São Jorge.
Mas os encantos deste bairro não termina por aí! O bairro da Graça é um dos mais pitorescos de Lisboa e está recheado de locais incríveis. Vai perder essa?
O que você encontra neste roteiro
Neste roteiro pelo Bairro da Graça, você verá as principais atrações desta região de Lisboa. Os principais locais que você irá conhecer na Graça são:
Miradouro da Graça | Igreja e Convento da Graça | Jardim da Graça | Vila Sousa | Jardim da Cerca da Graça | Elétrico 28 | Tasca do Jaime | Mural Shepard Fairey | Miradouro da Senhora do Monte | Onde comer na Graça
Miradouro Sophia de Mello Breyner
Popularmente conhecido como Miradouro da Graça, seu nome oficial é uma homenagem a uma das maiores poetisas portuguesas.
O Miradouro da Graça tem uma das vistas mais incríveis sobre a cidade de Lisboa. De lá você pode avistar até mesmo o Castelo de São Jorge.
Junto ao Miradouro, você encontra um quiosque – uma boa pedida para relaxar enquanto aprecia esta bela vista!
+ Economize em Belém com o Lisboa Card, o passe turístico oficial de Lisboa!
Igreja e Convento da Graça
Junto do Miradouro da Graça você encontra a Igreja e Convento da Graça. Aproveite para conhecer o seu interior.
O Convento abriu as portas para visitas apenas em 2017 e é maravilhoso. A entrada é gratuita.
☛ RECOMENDADO: Conheça pratos típicos de Portugal
Fundado no século 13, o conjunto não sobreviveu ao terremoto de 1755, tendo sido reconstruído após a tragédia. O grande destaque no interior do antigo Convento vai para os magníficos painéis de azulejo e o piso, em mármore trabalhado.
Jardim da Graça
Este simpático jardim, com um chafariz ao centro, fica logo atrás da Igreja da Graça. É um local perfeito para uma parada para relaxar durante o passeio.
Vila Sousa
A Vila Sousa é uma antiga vila operária, que foi criada em 1890. Com o desenvolvimento da indústria em Lisboa no século 19, vilas operárias começaram a ser construídas para alojar as população que crescia na capital. A Vila Sousa é um belo exemplar deste tipo de construção.
Jardim da Cerca da Graça
Este é o maior espaço verde na área histórica de Lisboa. Você pode chegar neste jardim a partir do Miradouro da Graça (o jardim fica abaixo do mirante).
+ Dicas para dirigir em Portugal
+ O que fazer em Cascais (roteiro completo)
O nome vem do fato de o Jardim ter sido instalado no local da antiga cerca do Convento da Graça.
Também existe um acesso pela Calçada do Monte. De lá, você pode continuar o passeio pelo Bairro da Mouraria, que também está ligado ao Jardim.
Parada elétrico 28
O tradicional elétrico 28, o bondinho mais famoso de Lisboa, tem uma parada no Bairro da Graça. Esta pode ser uma boa opção para chegar no Bairro, que fica na colina mais alta de Lisboa.
Quer saber mais sobre como é o passeio no elétrico 28, o trajeto e preços? Confira tudo aqui!
Tasca do Jaime
Nós já falamos sobre a Tasca do Jaime da Graça aqui. Na nossa opinião, este é um dos melhores locais para ouvir fado vadio em Lisboa.
+ Dicas de bate e volta de Lisboa
+ Top Museus de Lisboa
O fado vadio não é cantado profissionalmente, mas para nós é uma das experiências mais genuínas para quem quer conhecer mais o fado.
Mural Shepard Fairey
Lisboa definitivamente está na rota mundial de cidades para ver arte urbana! Se você também é fã deste movimento que traz uma nova vida para as cidades, vai gostar de ver este mural na Graça.
A obra é do artista Shepard Fairey (criador do cartaz Obama Hope) e representa uma mulher segurando uma arma com uma flor no cano.
Você também pode ver o rosto da poetisa Sophia de Mello Breyner, uma obra do artista Eime, na Rua Josefa de Óbidos, e os rostos de Florbela Espanca e Natália Correia na Travessa do Monte, obra de Mariana Dias Coutinho.
Miradouro da Senhora do Monte
Já falamos também sobre este que é um dos nossos mirantes favoritos em Lisboa.
O Miradouro da Senhora do Monte oferece uma das vistas mais altas e completas de Lisboa. É um ótimo local para ver o pôr do sol.
Não esqueça de levar um casaquinho, pois é normal ventar bastante por lá!
E não perca a vista do Rio Tejo
O Bairro da Graça fica na colina mais alta de Lisboa. Depois de muita subida, você vai ser recompensado com uma vista maravilhosa do Rio Tejo!
☛ Leia também:
- Onde ficar em Lisboa? Guia dos melhores bairros
- Descubra onde comer bem e barato em Lisboa
- O que fazer em Sintra e como chegar lá?
Onde comer na Graça
Uma pausa para um lanche no Bairro da Graça? Experimente a Pastelaria Saga.
Procurando um local com comida típica portuguesa? A dica é o Pitéu da Graça ou o Cardoso do Estrela de Ouro – tente chegar cedo para evitar a fila!
Refeições de luxo? É no famoso Via Graça!
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!