Lisboa é uma das cidades mais antigas da Europa! Ao longo dos séculos, ela foi ocupada por diversas civilizações, que deixaram seus registros na história da cidade e contribuíram para a origem do nome Lisboa.
E com toda esta influência de diversas culturas, você deve estar se perguntando: afinal, qual a origem do nome Lisboa?
Diz a lenda que Lisboa terá sido fundada pelo herói grego Ulisses, depois de ter deixado Troia, e que ele terá dado a cidade o nome de Olisipo.
Procurando hospedagem em Lisboa? Faça sua reserva no Booking a partir daqui!
Mito ou verdade, o que parece mais provável é que a origem do nome Lisboa tenha começado com os fenícios. Eles terão se instalado na região que chamaram de Alis Ubbo (“enseada amena”) em 1200 a.C.!
Depois disso, terão chegado os cartagineses e os gregos. O nome foi sendo adaptado e passou a Olissipo ou Olissipona.
Em 218 a.C. chegaram os romanos, que ocuparam a região até por volta dos anos 400 d.C., usando o nome Olisippo.
Depois dos romanos, vieram as invasões bárbaras. A região de Lisboa foi ocupada por suevos e visigodos e passou então a ser conhecida como Ulixbona.
Os ocupantes seguintes foram os muçulmanos, que tinham começado a conquistar a península Ibérica e chegaram a região de Lisboa em 719 d.C. O nome passou então a ser Al-Ushbuna.
☛ Leia também:
- Pastéis de Belém: um segredo irresistível desde 1837
- A Torre de Belém: um guia completo de visita
- Roteiro de 2 dias em Lisboa
Por quatro séculos a região se desenvolveu sob o domínio muçulmano e foi só em 1147 que Lisboa foi reconquistada pelos cristãos, liderados por D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal.
O nome Olissipona terá então evoluído, trazendo influências dos povos que ocuparam a região, para Lisipona – Lisibona – Lisbona – Lixbona – Lixboa, chegando até o nome atual de Lisboa.
Uma curiosidade é que até hoje o nome “Lisboa” é pronunciado em Portugal com o som de “Lixboa”. Além disso, uma abreviatura que é usada para o nome de Lisboa é “Lx”, marcando até hoje a influência árabe na origem do nome Lisboa.
☛ Compre seus ingressos com antecedência e não perca tempo em filas!