Como comprar uma passagem no metrô de Lisboa

O metrô de Lisboa é um meio de transporte bastante interessante para os turistas. Com ele é possível chegar em quase todas as principais atrações da cidade, de forma rápida e sem gastar muito dinheiro.

Neste texto explicamos para você como comprar passagens para o metrô de Lisboa nas máquinas de auto atendimento, passo a passo. Você verá que é bastante simples e não tem nenhum mistério!

Como comprar passagens no metrô de Lisboa

1. Encontre uma das máquinas de auto atendimento (elas costumam estar perto das catracas de entrada do metrô).
2. Toque na tela da máquina e selecione uma das opções:

  • Se é a primeira vez que usa o metrô em Lisboa, para andar na rede você precisa comprar um cartão recarregável, o Viva Viagem, no qual as suas passagens serão carregadas. Se for este o seu caso, selecione a segunda opção “Não tem cartão recarregável”.

  • Se você já usou o metrô e tem o cartão Viva Viagem, insira o cartão na máquina (a entrada para os cartões fica no lado direito da máquina) e selecione a primeira opção “Tem cartão recarregável”.

3. Se você carregou a segunda opção “Não tem cartão recarregável”, selecione agora quantos cartões você quer comprar. Neste exemplo, vamos comprar apenas 1 cartão Viva Viagem. Cada cartão Viva Viagem custa 0,50 €.

O cartão Viva Viagem é de uso individual. Por isso, cada pessoa deve comprar o seu próprio cartão e carregar nele as passagens que irá usar. O desrespeito destas regras pode levar a multas bem salgadas, que variam entre 100 a 150 vezes o valor da passagem.

4. Agora escolha que tipo de título de carregamento (tipo de passagem) você irá carregar no seu cartão Viva Viagem. Para conhecer as diferenças entre os títulos de transportes mais recomendados para os turistas (viagem individual, Zapping, passe diário) leia o nosso texto sobre como usar o metrô de Lisboa.

5. Se você tiver selecionado a opção de carregamento Zapping, em que você carrega o seu cartão com um determinado valor e o custo de cada viagem vai sendo descontado do seu cartão, agora é só escolher quanto dinheiro você quer carregar no cartão.

 

6. Se você escolher carregar o seu cartão com viagens (cada uma custa 1,45 €), basta você escolher quantas viagens (bilhetes) você quer carregar em cada cartão Viva Viagem.

7. Agora é só você continuar a operação e selecionar o método de pagamento que quer utilizar (moedas e notas ou cartão).

Repare que esta tela mostra um resumo da sua compra: indica o número de cartões Viva Viagem que você está comprando (no nosso caso, 1 cartão) e quantas viagens (ou passagens) você carregou neste cartão (no nosso caso, 1 passagem).

8. Agora basta seguir as instruções de pagamento.


9. Veja abaixo onde são inseridos o cartão, as notas e moedas para fazer o pagamento. 

O cartão Viva Viagem, o troco e o recibo de pagamento são liberados na parte inferior da máquina. Se você estiver recarregando o cartão Viva Viagem, é só recolher o troco e o recibo e retirar o cartão da máquina. Ele estará carregado.

Se você tiver qualquer problema ou precisar de ajuda, repare que na máquina existe um botão para falar com um atendente (acima da tela). Clicando neste botão você entrará em contato com um dos funcionários da Carris, a empresa que faz a gestão dos transportes urbanos de Lisboa. Também existe um botão próximo das catracas de entrada e saída do metrô.

Agora que você já comprou seu cartão Viva Viagem e suas passagens, é só aproveitar a sua viagem pelo Metropolitano de Lisboa! 😃

Para liberar a catraca de entrada, encoste o cartão Viva Viagem no sensor que fica do seu lado direito. As catracas têm um sinal luminoso, com uma sete verde ou uma cruz vermelha, que indicam quais são destinadas para entrada ou saída.

DICAS IMPORTANTES!

  • Guarde sempre o recibo da sua compra. Se você tiver qualquer problema com o seu cartão, você terá uma forma de comprovar o pagamento da sua viagem.
  • Guarde bem o seu cartão Viva Viagem e seja cuidadoso com ele. O chip que existe no cartão é sensível e se você o guardar num bolso e o amassar, o chip pode ficar danificado e o cartão pode não funcionar corretamente.
  • Lembre que para sair do metrô você também precisará usar o cartão para liberar as catracas na saída (fique tranquilo, apenas é cobrada uma passagem). Por isso, guarde o cartão com atenção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here